Nossas redes sociais

Americana Kristen Mather de Andrade faz mergulho profundo na música brasileira em álbum em português

Música

Americana Kristen Mather de Andrade faz mergulho profundo na música brasileira em álbum em português

Samba do recôncavo baiano, jazz tropical e chorinho carioca – tudo “made in New York”. A cantora e clarinetista Kristen Mather de Andrade faz não só uma carta de amor à cultura brasileira, mas um mergulho profundo na música popular em seu novo álbum, “Clarão”. O disco traz um repertório que não seria óbvio nem para artistas brasileiros, indo de Hermeto Pascoal a Severino Araújo passando por Roque Ferreira, cuja “Guelê Guelê” ganha um clipe.

 

Ouça “Clarão”: https://smarturl.it/ClaraoAlbum

Assista ao clipe “Guelê Guelê”: https://youtu.be/KN-JYAExbDI

 

Musicista virtuosa, professora de música e cantora com passagem por alguns dos principais palcos e escolas dos Estados Unidos, Kristen teve sua carreira definida por uma habilidade de dar vida a linhagens musicais com naturalidade e flexibilidade. Desde 2011 casada com um brasileiro, ela trouxe ao seu álbum “Clarão” o ar cosmopolita de sua cidade.

 

“A música tem o poder de inspirar e criar pontes entre pessoas e culturas. O que eu gosto neste álbum é a experiência única do que é Nova Iorque: os sopros são americanos, a seção rítmica é toda brasileira e os arranjadores são americanos e brasileiros também. Tínhamos um guitarrista francês – o dono do estúdio era italiano – havia muitas pessoas que amam música e compartilham o processo de criação. Isso é algo que eu amo em Nova Iorque!”, conta ela.

 

Desde 2007, Kristen faz parte da West Point Band, orquestra mais antiga e tradicional do exército americano, e tem sido a clarinetista e solista principal desde 2012. Em 2016, ela viralizou com uma performance com o grupo trazendo canções clássicas da MPB em homenagem aos jogos olímpicos do Rio. A repercussão foi a chama que acendeu o “Clarão”.

 

Após uma busca de repertório em um processo de aprendizado com o produtor musical Sergio Krakowski, a artista quer mostrar um Brasil além dos estereótipos.

 

“Fiquei fascinada pela música brasileira quando era muito jovem, mas quando conheci meu marido, realmente comecei a me aprofundar na cultura do Brasil. Eu queria mostrar a música além do que os americanos conhecem, como Bossa Nova, e chamar a atenção para alguns estilos e compositores incríveis que achei tão inspiradores”, conclui ela.

 

Continuar lendo
You may also like...
Comentários

Mais em Música

Topo